Sobre

img-20121124-wa0002Convido vocês a conhecerem a minha estante – as prateleiras da Gabriela Mayer. Como jornalista, tento trazer para os leitores algumas novidades. Como leitora, trago os livros que me tocaram, os assuntos que assumo valerem ser retomados, qualquer leitura que valha a pena pôr na estante. Sempre com muitas aspas. Gosto das aspas. É a voz dos autores que me parece capaz de comover alguém a se aventurar em uma leitura, mais do que a opinião de qualquer crítico. Além disso, as aspas não só pincelam o perfil e o estilo do autor, como dão a cara de quem as seleciona.

Para Borges, a literatura nada mais é do que um sonho dirigido. Concordo: as páginas são libertadoras, porque permitem tudo – para quem as escreve e para quem as lê. E, como a interpretação de um sonho, a crítica de um livro é subjetiva. Mais do que a análise factual de estilo, construção de narrativa, recursos literários e outros aspectos que alguns consideram técnicos, a crítica reflete nosso repertório e nossas experiências.

As publicações deste blog estão divididas entre a categoria Circuito, que traz o que acontece – eventos, lançamentos, novidades; e Resenha, opiniões sobre livros ou sobre temas relacionados ao universo literário. Em Na Cabeceira, o leitor acompanha o que estou lendo (e o que já li), descobre as minhas referências e se prepara para as próximas resenhas a serem publicadas no Põe na Estante. Boa leitura!

P.S.: Sou jornalista, trabalho em televisão desde o início da minha carreira – que é recente, começou, de papel passado, em 2010. Além dos livros, gosto de estudar idiomas. Vivo em São Paulo e as cidades imensas, cheias de anônimos, me fascinam. Muito prazer!

Anúncios

67 respostas em “Sobre

  1. Eu gosto das metáforas. Alguém já repreendia a muitos dizendo: “Cuidado com as metáforas…” Depois entendi como elas interligam mundos com eloquência e sentimento. É lindo e perigoso. E digo mais. É uma enorme satisfação poder fazer contato com você. Seus olhos brilham. Como uma bela noite quente de luar. Prazer, Gabriela!

  2. Muito bom o seu blog .ainda mais de uma pessoa de 26 anos.Gostaria de trocar idéias sobre literatura e o que acha dos clássicos hoje, em dia não ser apreciado pelos jovens.

    • Obrigada, Marco Antonio!
      Hoje é difícil se ater aos clássicos, porque há muita informação disponível, a Internet deixa muitos autores mais acessíveis e os contemporâneos acabam gerando uma identificação mais imediata com novos leitores e leitores novos. Mas acho que os clássicos estão sendo redescobertos – inclusive por um trabalho das editoras, que republicam grandes livros em edições que, no mínimo, chamam atenção pela estética… são livros belíssimos! Quem sabe não seja um caminho…

  3. Sei que o meu post esquivará do teu propósito no blog, mas…
    Gabriela como assim??!!! Uma pessoa pública tem apenas uma foto para pesquisa na net???
    Coloca mais fotos para os fãs né!
    Outra coisa…dica….cria uma página (Põe na Estante) no Facebook que o seu objetivo de incentivar a leitura será atingindo com maior precisão eu diria!…(divulgação ) hehehe!
    Parabéns pelo blog!
    Abraços, Gidson Handal

  4. Gabriela, lhe felicito pela iniciativa de utilizar uma plataforma tão popular quanto o blog para manter o público brasileiro sobre as novidades literárias. Escrevo sobre assuntos militares para publicações nacionais e estrangeiras, acabei de lançar um livro sobre um tema da área e conheço um pouco das peculiaridades dos leitores e editores de ambos os lados. Certamente o seu blog incentivará o público do nosso país, onde se lê tão pouco, a repensar essa questão, na qual os já mencionados editores tem grande responsabilidade. PARABÉNS MAIS UMA VEZ !

    Sérgio Santana

  5. Oi! Sobre o cometário a respeito de fotos, é fato. Nem como apresentadora da R News não é possível encontar nada. Só semana passada calhou de colocarem seu nome no GC enquanto eu assistia. E desde o tiroteio na escola americana no fim de dez que “conheci” vc e tentava descobrir seu nome.
    Bem, além de linda vc parece bem legal. Ainda mantém “pauteira” em algumas páginas. Outras já teriam colocado atriz, apresentadora, âncora e “sócia” da R News. rsrsr E tem um blog sobre Literatura, minha segunda paixão (a primeira é a Música). Comecei Letras mas não consegui levar 2 cursos ao mesmo tempo. Bom, muito prazer e parabéns pelo blog.
    Atualize seu Google +, Facebook, Twitter….inclusive com fotos.
    Beijo

  6. Olá, Gabriela.
    É um grande prazer entrar em contato com você. Primeiramente, quero parabenizá-la pelo grande carisma, simpatia e beleza. Também parabenizo-lhe pelo blog. É uma excelente iniciativa lançar um blog destinado à literatura, um genêro que encontra-se ofuscado por cinema e televisão (devido, principalmente, às adaptações de livros para estas mídias).
    Comecei a ler com histórias em quadrinhos (ao qual ainda acompanho) e que foram o primeiro passo para que me interessasse por literatura e, a partir delas, passei a ler a famosa coleção Vagalume, Julio Verne, Stephen King, Stevenson, Kafka entre outros.

    Sucesso para você, Gabriela, e para o blog!

  7. Olá Gabriela,
    Primeiro quero dizer que te acho linda e fiquei encantado quando te vi hoje sem querer na tv.
    Segundo o seu blog é muito bom e tem um propósito bacana de incentivar a leitura, sendo assim gostaria de uma dica de leitura não tão complexa, pois estou lendo crime e castigo e não estou curtindo muito se você puder me ajudar :)

    PS. Tive que assistir a reprise do programa para encontrar seu nome e acabei achando seu blog kkkk

    • Obrigada, Rodrigo! Que bom que gostou do blog, espero que volte sempre.
      Posso ajudar com uma dica, só não sei se vou conseguir acertar de primeira… Quem sabe você me ajuda: qual foi a última coisa que você leu e gostou? =)

      • Oi, Gabriela
        Nossa que rapidez em responder, fiquei feliz =) e pode ter certeza que sempre estarei acompanhando o blog.
        Quanto ao meu último livro lido foi 50 tons de cinza, kkkk brincadeira, acho que foi um livro antigo que estava jogado aqui em casa chama o caso dos dez negrinhos, devido a capa estar em mal estado nunca tinha dado atenção a ele, mas me prendeu do começo ao fim (se todos livros fossem assim teria ido bem melhor na época da escola kkkk) e gosto muito de Fernando Pessoa como ele consegue escrever sendo quatro pessoas diferentes (isso me fascina). Bom acho que é isso me dá uma ajuda ;)
        Beijo

      • Oi, Rodrigo. Vou dar uma dica e espero que ajude. Você conhece o Bernardo Carvalho? É um autor brasileiro contemporâneo com um texto especialmente bom! Sugiro O Filho da Mãe, um dos livros dele.
        Boa leitura!

  8. Gabriela, Boa Noite! Sou professor dos cursos de História e Relações Internacionais da Uniso (Universidade de Sorocaba) e gostei bastante do seu blog. Nós temos duas páginas no facebook (História uniso e Relações Internacionais uniso) e publicamos notícias, fotografias, comentários e dicas culturais. Você me autoriza reproduzir seus comentários e análises sobre literatura nas nossas páginas? Eu irei citar o seu nome e o endereço do seu blog. Walter Cruz Swensson Junior.

  9. Gabriela, boa noite. Volta e meia dou uma olhada no seu blog (gosto dessa parte literária, embora esteja meio afastado dela), mas venho por outro motivo. Saberia (certamente você deve saber!) algum site que não o “livronauta” e o “estante virtual” para encontrar livros esgotados? Além desses, já procurei no “iberlivro” e no “traça”.

    Obrigado e boa semana!

    Diogo

  10. Oi Gabriela, sempre corro para assistir o hora news por sua causa, você apresenta de um jeito totalmente meigo e sério ao mesmo tempo, além de ser belíssima. Amei seu blog, espero que você continue com sua simplicidade e seriedade mesmo com toda a fama que está por vir. Abraços de um fã seu ^^

  11. Olá! Gabriela, você conhece o livro O Complô, do escritor e quadrinista Norte Americano Will Eisner, é um livro muito bom, nesse livro ele conta como foi montada a farça dos Protocolos dos Sabios de Sião, uma obra anti-semita muito conhecida, este livro foi lançado em 2004, e Will Eisner morreu em 2005, acho que vai gostar e se edentificar com está obra.

    Grato
    Pedro de Freitas Carneiro

  12. Olá! Gabriela, gostaria de tirar uma duvida, eu assisti um filme do cineasta Francês François Truffaut, o filme se chama Firehaint 451 ele é de 1966, e uma Ficção Cientifica, conta uma historia de uma sociedade totalitaria, aonde a literatura é uma transgreção, então as casas são invadidas e os livros são queimados em praça publica, em contra partida existe um grupo de pessoas que são contra esse sistema, e criam um movimento alternativo, ai então cada pessoa começa a decorar um classico da literatura mundial para depois com a volta da liberdade reescrever o livro. Gabriela, você já leu esse romance? sabe se o livro original é bem diferente da adaptção para o cinema? já procurei esse livro mas não achei.

    Grato

    Pedro de Freitas Carneiro

  13. Olá! Gabriela, é interessante como a grande literatura mundial se funde com a nossa música, grandes compositores Brasileiros de Música popular, buscaram inspiração em obras consagradas, podemos citar Chico Buarque com a canção Beatriz em parceria com Edu Lobo, nessa letra Chico faz uma citação do poema epico A Divina comedia, Caetano compos o disco Noites do Norte em cima da obra de Joaquim Nabuco, e assim vai, bem falando em música, a senhora gosta de música? se gosta, qual genero de música mais lhe agrada? eu curto demais MPB, JAZZ e ROCK BRITANICO, e a senhora, quais os artistas que gosta? Gabriela, o Caetano fez uma canção que se chama livros e de 1997 do disco homonimo, a canção é muito legal, você pode assistir no You Tube.

    Grato

    Pedro de Freitas Carneiro

  14. Olá! Gabriela, sou eu novamente, a senhora também é ligada em Cinema? Eu adoro, gosto muito do Cienasta Norte Americano Stanley Kubrick, ele éra de origem Judaica, o trabalho dele é génial, ele têm uma Filmografia grande, são 13 obras, varias são adaptações de obras literárias, ex: O iluminado (Stephen King), 2001, Uma Odisséia no Espaço (Arthur Clarck), A Laranja Mecanica (Anthony Burgess), o interessante é que a senhora deve ter um cabedal de conhecimento incrivel em várias áreas ligadas as artes, pareçe um paradoxo estar na televisão aberta, mas é obvio que temos que nos adaptar a realidade, eu sempre gostei mais de música e cinema, mas agora estou descobrindo a literatura, so que um pouco tarde, estou com 42 anos, mas sem dúvida, a literatura é o pilar principal do conhecimento. Gabriela o interessante é como se perde tempo com televisão aberta no pais, em outros paises a televisão é uma das últimas opções, aqui é uma loucura, pode ser pela questão economica. Gabriela como você vé está questão dessa literatura mediana tipo, Dan Brown e Paulo Coelho, a senhora acha que as pessoas que não têm habito de leitura podem apartir desses autores chegarem a alta literatura? O Paulo Coelho por incrivel que pareça virou imortal (risos), hoje estamos vivendo um processo de imbecilização mundial. Gabriela depois vou mandar um e-mail para Record News sugerindo um programa tipo o Metropole da TV Cultura para que a senhora possa comandar (risos), bem, para finalizar, a senhora conhece o john mayer? Ele é um grande Guitarrista Americano, ele faz um som Pop com pitadas de Jazz e Blues, é muito bom.

    Grato

    Pedro de Freitas Carneiro

    • Olá, Pedro! Também gosto muito do Kubrick.
      Quanto aos autores que você citou, na verdade acho que qualquer livro pode ser uma introdução ao universo das Letras. Ler, o que quer que seja, é válido. Acho que a literatura também pode ser entretenimento – por que não?

      Com relação ao John Mayer, gosto da música dele! =)

      abs.
      Gabriela

      • Olá! Gabriela, realmente à literatura é importante, seja em qualquer nivel, principalmente em um pais em que se le muito pouco. Gabriela eu vejo o seu Blog, meio que uma trincheira de resistência cultural, é como se estivesse-mos em uma guerra assimétrica, ou seja lutando contra uma superpotencia, no caso à grande midia. Gabriela outro clássico da Ficção Cientifica, é o filme 1984, ele foi adaptado do romance do escritor Indiano/Britânico George Orwell, o livro é de 1948, você conhece? Gabriela voltando à música, você conhece a banda Americana Dave Matthews Band? Eles fazem uma fusão de Jazz, Blues, Country e Folk, é muito legal, outros dois nomes legais no Jazz (Instrumental) são Pat Metheny (Guitarrista) e Joshua Redmam (Saxofonista), Vale a pena conferir, no mais, gostaria de agradeçer a sua atenção, e desejar que sempre se mantenha fiel a suas ideias, eu moro me Belo Horizonte, mas sou de São Paulo, sempre vou ai visitar minha familia, quem sabe um dia, agente se encontra.

        Grato
        Pedro de Freitas Carneiro

  15. Oi, Gabriela! Parabéns pelo trabalho realizado neste blog! Espero que você tenha muito sucesso. Sou estudante de Direito e tenho me apegado a muitos textos de conteúdo jurídico, no entanto, prezo por uma boa leitura de cunho literário, só que não curto os clássicos. Você tem como me indicar uma obra/autor que seja atual de leitura ”leve”.

    Abraço
    Samuel

  16. Olá! Gabriela, à pouco tempo eu postei um comentário sobre o filme Fahrenheit 451 de François Truffaut, eu não sabia o nome do autor, só que descobri, ele se chama Ray Bradbury ele é Norte Americano nasceu na Califórnia, o livro é de1953, ele escrevia mais romances sobre Ficção e Terror e alguns contos, vou ver se consigo algum livro, não sei se existe tradução para o português, caso você consiga me de um toque.

    Grato

    Pedro de Freitas Carneiro

  17. Olá, Gabriela; ainda que virtualmente, é um imenso prazer conhecer você!
    Sou inscrito no canal da TV Cultura pelo YOUTUBE e recebo alguns vídeos, dentre eles o do jornal que você e o Aldo apresentam; acho mais prático de acompanhar as notícias, pois seleciono o que me importa. Assim, ao assistir agora um deles (vídeos), achei muito fofo da sua parte no jornal da cultura primeira edição de ontem (27/03/13) quando, no retorno de um intervalo, perguntou baixinho, disfarçadamente, ao Aldo se era você quem começava…rs…pois você o havia “atropelado”, segundo suas palavras, um pouco antes…kkk…se eu não me engano você diz assim “começa comigo?”…kkk…ainda não tenho certeza disso…tô revendo o vídeo novamente, mas enfim…rs… daí pesquisei sobre você no “sabetudo” Google e, ainda bem, me deparei com esta página.
    Bem, você já foi me conquistando “logo de cara” – (rs) percebe aqui o porquê? – ao escrever: “Gosto das aspas. É a voz dos autores que me parece capaz de comover alguém a se aventurar em uma leitura, mais do que a opinião de qualquer crítico. Além disso, as aspas não só pincelam o perfil e o estilo do autor, como dão a cara de quem as seleciona.”
    Gostei do blog; tentarei dar uma passadinha por aqui de vez em quando!….rs….
    ;-)
    Hélio

  18. Bom dia Gabi, amei descobrir este blog pois creio que com toda esta “virtualidade” que agrada nossos olhos mas nos afasta dos livros e dos conhecimentos e viagens que nos proporcionam, adoro a leitura e espero poder compartilharmos muitas novidades, bj.

  19. Olá Gabriela! Eu te acompanho todos os dias a 1 mês no Jornal da Cultura e gosto muito da forma que você apresenta o jornal com beleza e simpatia (a alegria é contagiante), com conteúdo leve e ótimas dicas (é uma companhia na hora do almoço).
    Eu descobri o Põe na Estante por acaso e adorei o blog sempre com dicas de ótimos livros. Eu tenho 16 anos e adoro literatura e música, o blog tem ótimos títulos.
    Espero que o blog se expanda para mais e mais pessoas verem esse lindo trabalho. Sempre que for possível passarei aqui.

    Abraços,
    Ronaldo.

  20. Oi Gabriela sempre que posso te acompanho no jornal, e hoje conheci teu blog poenaestante achei muito bacana pois não têm muito esse tipo de informação. Gostei tanto que compartilhei na minha página do face. Parabéns pelo blog e pelo jornal. Você é linda. Abç.

  21. Oi, continuando meu comentário, estou começando meu blog, para escrever e apresentar imagens de nosso mundo e da musica com texto próprio. Gostaria que você visitasse e deixasse uma opinião sua a respeito, eh bem simples o site. Me chamo Marcio. Parabéns pela divulgação dos livros.

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s