Manual da Civilização

Uma biblioteca para instruir uma nova civilização. O que precisariam saber novos habitantes do planeta que estivessem começando do zero?

Visualizção do site da Long Now Foundation.

Visualizção do site da Long Now Foundation.

A Long Now Foundation, uma instituição de incentivo à cultura com sede em São Francisco, na California, tem um projeto que pretende reunir os 3.500 principais livros já publicados, compilando praticamente um manual para a civilização, em um espaço que será ao mesmo tempo uma biblioteca, um bar, um museu e um café, The Interval. Um local aberto ao público, atraente para discussões sobre todo e qualquer assunto.

Os livros escolhidos terão que se encaixar em quatro categorias, que incluem obras de literatura/ cultura, conhecimentos técnicos sobre a civilização, ficção científica e pensamento histórico. Além de uma espécie de corpo de jurados selecionado para a missão de escolher as publicações essenciais, os membros da Long Now (aqueles que contribuem com oito dólares ou mais por mês) também poderão votar. Segundo o Mensageiro Sideral, blog do jornalista Salvador Nogueira na Folha de S.Paulo, até agora a instituição já conseguiu 1.400 indicações.

E aí, quais livros deveriam estar nessa estante?

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s