Vila Brasileiros

A Revista Brasileiros e a Livraria da Vila formaram uma parceria para discutir a literatura. Encontros mensais, abertos ao público, e com a presença de autores, para pensar e discutir as Letras. O curador do projeto é o escritor Manuel da Costa Pinto e os eventos acontecerão sempre no auditório da Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho, em São Paulo, das 19h às 21h.

foto: divulgação/ site Livraria da Vila

foto: divulgação/ site Livraria da Vila

Os encontros já tem data marcada e o primeiro deles, no dia 18 de fevereiro, vai debater o papel da crítica literária. Além do curador, participará do debate o escritor Ricardo Lísias. Entre os temas que serão abordados nas reuniões seguintes estão literatura e futebol, e a semelhança entre algumas séries de TV e as peças de Shakespeare. A entrada é gratuita.

Programe-se! As datas e os temas dos encontros estão disponíveis no site da Revista Brasileiros.

Anúncios

5 respostas em “Vila Brasileiros

  1. Cara Gabriela, veja bem:

    Acompanho o seu blog há algum tempo, e vejo que você ainda preserva esse “lost art” da leitura. Acharia interessante saber a sua opinião sobre um artigo publicado há alguns anos por Vargas Llosa em El País, e que foi incluído na série de ensaios “La civilización del espectáculo”. O artigo em questão chama-se “Más información, menos conocimiento” (disponível em http://elpais.com/diario/2011/07/31/opinion/1312063211_850215.html).

    Entendo que somos da mesma geração, dessa geração da interface entre o mundo antes da internet e o mundo pós-internet.

    Grande abraço.

    José

    • Olá, José! Obrigada por mais um comentário.

      Tenho constantes debates internos sobre o assunto que Vargas Llosa trata no artigo. Por um lado, a Internet facilita meu trabalho, me enche de informações, me dá acesso ao outro lado do mundo e permite até que minhas opiniões sobre leituras sejam compartilhadas com vocês. Por outro lado, a quantidade de informações que a rede me fornece mudou meu ritmo de recebimento de dados: quero tudo mais rápido, fico ansiosa por ler tudo o que está ao meu alcance e, muitas vezes, acabo fazendo leituras superficiais. Além disso, como aconteceu com Nicholas Carr, minha concentração mudou, minha relação com a leitura também. Em alguns ambientes (aqueles com acesso facilitado à tecnologia), as leituras prolongadas e aprofundadas exigem um esforço muito maior do que me exigiam antes.
      Tenho a impressão de que lemos mais e pior. Continuo me esforçando, mesmo assim, para ler melhor a cada dia – e que exercício melhor do que ler todos os dias?

      abraços.

  2. Ola Gabi, oi José,
    Obrigada pelos links. Adorei a discussao que voces abriram aqui (e me desculpem, meu teclado nao tem acentos!!).
    Sabem, tenho notado muitas pessoas que conheco tentando se desvencilhar do turbilhao de informacoes e desacelerar a vida em geral. Nos que vivemos essa transicao entre o antes e o depois da Internet pelo menos ainda temos esses debates internos. Acho que os mais novos cada vez menos apreciam o proprio contato com os livros, a textura das folhas, a tipografia e a diagramacao, o peso, o cheirinho de livro novo (ou dos livros amarelados de sebo!!! mmm :’) coff, coff…)
    Isso sem nem falar da profundidade do conteudo. Nesse mar de ideias que todo mundo desagua na Internet a coisa mais rara eh ler algo tao bom que te faca suspirar, levantar os olhos, e repetir aquilo soh pra sentir o gostinho das palavras de novo.
    Eu leio tremendamente e impiedosamente devagar, entao nao posso deixar de notar esses detalhes. Se os computadores tivessem mesmo extinto os livros, como se pensava no meu tempo de processamento de dados aprendendo DOS, que vida triste seria a nossa…

    Enfim…
    Gabi, esse eh meu primeiro contato com seu blog. Curti muito. Onde voce ainda arruma tempo para escrever tanto?? Esta de pararabens!

    Abracos
    C.

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s