FLIP

flip 2013Começa a FLIP. A conferência de abertura da Festa Literária Internacional de Paraty estava marcada para ter início agora há pouco. O escritor Milton Hatoum discute a obra do homenageado desta 11ª edição do evento, o alagoano Graciliano Ramos. Quem não estiver em Paraty e quiser acompanhar, o site da FLIP e o G1 vão transmitir as mesas ao vivo, com direito a tradução quando a palestra não for em português.

Os ingressos já estão esgotados para quase toda a programação. Mas fora da tenda principal haverá alternativas para os visitantes e leitores que não conseguiram garantir a entrada. O Instituto Moreira Salles e o Sesc, por exemplo, farão eventos paralelos, com debates relacionados às discussões propostas na FLIP.

A Festa deste ano tem tudo para ser quente, como no jargão jornalístico quando queremos dizer que o assunto é atual, está fervilhando na pauta do dia. Convidados para falar de sociedade e literatura terão muito material sobre o que debater, como o poeta e cientista político egípcio Tamim Al-Barghouti. Foram os poemas dele que os manifestantes cantavam na ocupação da Praça Tahir durante os protestos que derrubaram o ditador Hosni Mubarak. Agora, um novo governo foi derrubado e os militares assumiram o comando do Egito. É provável que o poeta tenha muito a dizer. Ele vai participar da mesa de sábado, às 15h, que vai debater literatura e revolução.

Além disso, a mesa de quinta-feira, às 14h30, voltada  para o debate das cidades e das políticas públicas, também terão assunto de sobra. Assim como a discussão Da Arquibancada à passeata, espetáculo e utopia, que será realizada no sábado, às 19h30. A programação da FLIP foi acertadamente adaptada para dar conta de responder ao atual momento social e político brasileiro.

Que comience la fiesta…

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s