Um Sonho de Periferia

OrpasPor razões profissionais, visitei a ONG Orpas, que começou atuando na periferia de São Paulo e hoje atua até fora do país (tem uma sede na Argentina, por exemplo). Entre as ações que organiza, a Orpas promove atividades educacionais e culturais para crianças e adolescentes. Para se sustentar, a organização conta com doações, mas também criou fontes próprias de renda. O que me chamou atenção é que um dos principais produtos que eles vendem são livros. Produzidos ali mesmo, num cantinho do Jardim São Luiz, zona sul paulistana.

Jovens autores que preenchem páginas com sonhos. O livro Um Sonho de Periferia, que já está na segunda edição, foi todo escrito pelas crianças e pelos adolescentes atendidos pela ONG. Textos simples, curtos, mas com palavras bem escolhidas. Dizeres transparentes e diretos, que revelam os objetivos de cada um dos futuros adultos, como o Ismael. “Meu sonho é ter minha própria empresa de jogos e usar esse dinheiro para investir em outras ações e conseguir recursos para acabar com todas as guerras do mundo.”

Alguns querem só dizer do que gostam e do que não gostam. “Gosto de jogar bola, sou muito legal com as pessoas quando as pessoas são legais comigo.” Outros querem juntar as peças para melhorar o mundo. ” Eu também sonho em não ver mais preconceito, desigualdade. (…) porque não foi para isso que viemos ao mundo.” Descobrem que o jeito certo de dizer é qualquer jeito e ainda encontram a sonoridade das palavras. “Quero pular de paraquedas, de um avião, ah, nossa, que maneiro, gosto de emoção!”

Um livro curtinho, só 96 páginas (nem todos com os depoimentos), mas cheio de generosidade. “Espero que se concretizem os sonhos de todas as pessoas que sonham e lutam para que tudo se torna realidade.”

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s