Aniversários homenageados

Abril celebra dois grandes nomes da literatura brasileira. Mulheres que abriram caminhos para o gênero nas letras. Na última sexta-feira, Lygia Fagundes Telles completou 90 anos. Ontem, Hilda Hilst teria completado 83. As duas recebem homenagens.

Em Campinas, o Instituto Hilda Hilst inaugurou um teatro de arena na Casa do Sol, residência planejada pela escritora, onde ela viveu e recebeu artistas amigos durante muitos anos, e que hoje sedia o Instituto. Uma construção tombada como patrimônio histórico. A ideia é que o teatro seja usado também para divulgar a obra de Hilda Hilst. A primeira peça em cartaz é Jozú, o Encantador de Ratos, baseado no premiado texto da autora. O reconhecimento da ficcionista vem tardiamente – ela certamente celebraria o peso que hoje seu nome tem hoje na literatura nacional, mas quando morreu, em 2004, sua obra tinha menor projeção.

No Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional expõe documentos, periódicos e obras da paulistana Lygia Fagundes Telles. Contos e romances ilustram a carreira da escritora, que publicou seu primeiro livro aos quinze anos. A premiada autora é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985. Lygia escreveu mais do que livros fascinantes, deixou marcas importantes na trajetória dos brasileiros e das brasileiras, com participações em conquistas políticas e sociais. Em 1976, foi a Brasília para entregar um manifesto contra a censura, o Manifesto dos Mil. Antes disso, já havia desafiado regras sem se importar com repercussões escandalosas: separou-se do primeiro marido quando o divórcio era proibido no Brasil e, mesmo oficialmente casada, juntou-se com o segundo marido, o crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes.

foto: Divulgação no Facebook da Biblioteca Nacional.

foto: Divulgação no Facebook da Biblioteca Nacional.

Escritoras que compartilham o mês de aniversário, o diploma de Direito conquistado no Largo São Francisco, a qualidade da obra e a busca por textos que trouxessem mais do que distração aos leitores – nas palavras de Hilda Hilst, que elas possam ser lidas “em profundidade”.

Serviço:
Jozú, o Encantador de Ratos
Dias 27 e 28 de abril, 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de maio.
Aos sábados, às 21h e, aos domingos, às 20h.
Casa do Sol – Rua João Caetano Monteiro, s/n – Campinas.
Informações: (19) 3257-1076
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada).

Lygia Fagundes Telles: 90 anos de Vida
2º andar da Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro.
Até 10 de junho.
De segunda a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 17h; aos domingos e feriados, das 12h às 17h.
Entrada gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s