Em clima de FLIP…

Desde o ano passado a Flip já tem data e autor homenageado definidos. De 03 a 07 de julho, estarão reunidos em Paraty leitores e autores de várias partes do mundo – a lista de escritores participantes em 2013 ainda não está totalmente confirmada, apesar de alguns nomes já garantidos, como a francesa Lila Azam Zanganez e o irlandês John Banville.

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos

A 11ª edição da Flip fará homenagem ao alagoano Graciliano Ramos, que teria completado 120 anos em outubro do ano passado. Desde então, as editoras, o mercado editorial e os agentes culturais exploram essa efeméride com o lançamento de textos inéditos, o relançamento de obras consagradas, a montagem de exposições e um vasto circuito de atividades para aproximar o autor dos brasileiros.

O Velho GraçaPara entrar no clima, o próximo livro na fila da minha estante é a biografia de Graciliano, escrita por Dênis de Moraes. O Velho Graça foi publicado há vinte anos, mas foi relançado com acréscimos em 2012 pela Boitempo. Para recontar a história do escritor, o biógrafo inclui, inclusive, as raras entrevistas que Graciliano Ramos concedeu a jornalistas. A crítica da obra vem pra cá, pro Põe na Estante, mais pra frente.

Outro esquenta para a Flip que pode valer a pena é o festival de documentários É Tudo Verdade, que nos dias 11 e 12 exibe O Universo Graciliano, de Sylvio Back, em São Paulo. Depoimentos, como o da única filha viva de Graciliano, recontam a vida do escritor.

Serviço
O Universo Graciliano
11/04 – 21h e 12/04 – 13h
Cine Livraria Cultura – av. Paulista, 2073

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s