Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Já está aberta ao público, na Universidade de São Paulo, uma biblioteca com cerca de 60 mil volumes, reunidos por José Mindlin. A coleção do bibliófilo foi doada à USP quatro anos antes dele morrer em fevereiro de 2010. O acervo inclui obras raras e vai ficar em um prédio cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido especialmente para abrigar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Um dos responsáveis pelo projeto foi o neto deles, Rodrigo Mindlin Loeb.

Guita Kauffman e José Mindlin foram casados por setenta anos e tinham estantes de dar inveja. Os livros, volumes e documentos históricos doados para a universidade, avaliados em 100 milhões de reais, são apenas uma parte do acervo – o resto, que não faz parte da coleção Brasiliana, ficou com os quatro filhos do casal.

img-20130321-wa0012

foto: Rogério Fratin.

Nas próximas duas semanas, os visitantes encontram no espaço a exposição Não Faço Nada sem Alegria, que conta em fotos e vídeos a vida de Guita e José e a formação desse acervo. Uma outra mostra, que fica até o dia 28 de junho, expõe cem títulos de coleções especiais, raridades como a primeira edição de Vidas Secas, com correções de Graciliano Ramos feitas à mão.

A biblioteca é aberta ao público, mas nem todos os livros podem ser acessados livremente – alguns podem ser consultados apenas por pesquisadores. O projeto é digitalizar o acervo. Mais de 3 mil títulos já passaram pelo processo e estão disponíveis na Internet.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
R. da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária
(11) 3091-1154
Exposições: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30.
Pesquisa: de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Anúncios

Uma resposta em “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s