Indicados ao Nobel 2013

A Academia Sueca divulgou que 195 escritores compõem, este ano, a lista dos indicados ao Prêmio Nobel de Literatura. Os nomes não podem ser revelados, mas a intituição informou que 48 desses autores são estreantes, nunca foram indicados. A relação ainda passará por cortes, em várias etapas de seleção, até que se chegue aos cinco finalistas. O vencedor costuma ser anunciado apenas em outubro.

A história do Nobel de Literatura tem curiosidades interessantes, como o fato de dois escritores já terem rejeitado o prêmio. Um deles foi Jean-Paul Sartre, em 1964. O francês se recusava a aceitar quaisquer honras oficiais. O outro foi Boris Pasternak, em 1958, que, na verdade, aceitou a premiação, mas foi obrigado pelo governo da União Soviética, onde ele nasceu, a abdicar dela.

Foto/Rogério Fratin.

Foto/Rogério Fratin.

Desde 1901, o Nobel já foi entregue 105 vezes para 109 escritores diferentes – em quatro ocasiões, o prêmio foi dividido entre dois literatos. Nunca ninguém foi escolhido mais de uma vez. Este ano, como sempre, só saberemos o nome do premiado. A lista com as indicações e as opiniões do Comitê do Nobel de Literatura precisa esperar cinquenta anos para ser divulgada.

Anúncios

2 respostas em “Indicados ao Nobel 2013

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s