BiblioTech

As estantes virtuais vem ganhando força. Agora com direito a empréstimos. A cidade de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, vai ganhar uma biblioteca sem livros. No lugar das páginas de papel, os leitores poderão pegar empréstimos de e-readers. Cadastrados, para evitar roubos, poderão ficar com o leitor digital por até duas semanas. No local, também haverá computadores, mas nada de papel. A ideia não é substituir as bibliotecas tradicionais; é ampliar as opcões para quem quer uma companhia literária.

O projeto foi sugerido pelo juiz Nelson Wolff, fã das letras e com uma extensa coleção particular de livros físicos. Para um jornal local de San Antonio, Wolff disse que pesquisou em muitos lugares e parece que ninguém nunca fez isso antes. Algumas bibliotecas dos Estados Unidos e de outros países (do Brasil, inclusive) já oferecem os leitores de e-books como complemento, mas sempre tendo os livros tradicionais, em papel, como foco. Em alguns casos, os e-readers nem podem ser emprestados, a leitura deve ser feita no espaço da biblioteca.

Ainda não se sabe se a ideia vai pegar, se os leitores vão aprovar e se estão de fato abertos para mergulhar em leituras apenas digitais. De qualquer forma, a BiblioTech, como será chamada, virou notícia e algumas cidades vizinhas estão de olho na ideia.

Paragraph ShortsAproveitando o ensejo virtual, deixo a dica do amigo Luis Marcondes, que sugere uma revista para IPad com contos selecionados. A equipe da Paragraph Shorts seleciona toda semana sete histórias publicadas em revistas como The New Yorker e The Paris Review e adapta o conteúdo para os tablets, incluindo recursos como vídeos e opções de áudio, além da integração com atualizações dos autores nas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s