Perspectivas Literárias para 2013

O ano que vem promete ser bom para o Brasil – pelo menos no que diz respeito às letras. Os autores nacionais ganham terreno e devem colher frutos semeados este ano e agregar mais leitores com as atividades que hastearão a bandeira verde e amarela no ano que vem.

A começar pcropped-08122012055.jpgelos resultados esperados, as chances de que novos autores despontem no mercado editorial internacional são grandes. A revista britânica Granta publicou em 2012, pela primeira vez, uma lista com os melhores jovens escritores brasileiros. São vinte autores, com menos de quarenta anos, avaliados como promessas literárias. Podem levar o nome do Brasil para as estantes do além-mar. Das listas da Granta, saíram nomes hoje celebrados, como Ian McEwan, que já figurou em uma das edições de melhores jovens autores britânicos. Na lista brasileira está, por exemplo, Daniel Galera, que teve os direitos de seus livros (só romances, são cinco publicados) vendidos para Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.

João Paulo Cuenca e Michel Laub, outros autores incluídos na publicação britânica, estão entre os escritores que apresentarão a situação literária do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 2013. O Brasil, aliás, será o convidado de honra do evento, homenageado em um circuito de atividades e exposições. Nove autores representarão o país na Alemanha e um programa de bolsas de estudos para tradutores vai permitir que os profissionais vivam durante três meses aqui no país, para conhecer nossa cultura. Mais chances de livros tupiniquins serem espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Para completar, em 2013 também deve ganhar repercussão a Machado de Assis Magazine, uma revista de literatura brasileira em inglês e espanhol, lançada em outubro deste ano na Feira de Frankfurt. As edições impressas da publicação serão semestrais e as digitais, trimestrais. Como aconteceu no boom latino-americano da década de 1960, a atuação política e econômica de um país amplia os olhares estrangeiros, permitindo que as atenções internacionais se voltem também para a cultura. Um potencial crescimento do Brasil pode se estender à literatura e o primeiro passo já foi dado: as portas foram abertas.

Anúncios

Uma resposta em “Perspectivas Literárias para 2013

  1. Pingback: Machado de Assis Magazine – #02 | Põe na Estante

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s